Wednesday, June 27, 2007

Caveira

Pouca gente deve ter ouvido falar na Mina da Caveira, mas Canal Caveira de certeza que vos faz lembrar de alguma ou algumas paragens que lá fizeram durante uma viagem.

Esta é a mina mais a NW da Faixa Piritosa Ibérica, parte integrante da Zona Sul Portuguesa, mundialmente conhecida pela sua riqueza em sulfuretos maciços vulcanogénicos. As substâncias ou elementos mais importantes são Chumbo (Pb), Pirite (FeS2), Zinco (Zn), Cobre (Cu). O génese do jazigo está ligado ao vulcanismo estratiforme, As massas de pirite maciça com calcopirite, blenda e galena ocorrem interestratificadas nos tufos e xistos do Complexo Vulcano Sedimentar com possanças que variam entre 10,0 a 60,0m. A mina da Caveira começou a ser explorada de forma definitiva em 1863 por conta do concessionário Deligny, mas os trabalhos de pesquisa e preparação do jazigo já se tinham iniciado quase uma década antes, em 1855.

Actualmente, após longos anos de abandono, encontra-se em fase de recuperação ambiental. Acredito que os minerais coleccionáveis eram bastante variados, mas actualmente apenas se encontram nas escombreiras o que alguns chamam goethites irisadas e outros chamam turgites, que não são mais do que a mistura de goethite com hematite após processo de alteração com absorção de água.

Uma das amostras da minha colecção (100x70mm)

No comments: